-
Arquitetura: Metropole Architects
- Área: 1000 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Grant Pitcher
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma casa contemporânea situada no extremo de um esporão, em Simbith Eco-Estate. O cliente desejava uma casa simples, mas com um alto grau de sofisticação.
Todas as áreas de estar e suítes possuem vistas panorâmicas, que inclui um denso bosque sob a casa.
A paleta de materiais, incluindo telas de madeira, concreto e pedra, constroem um projeto arquitetônico "agressivo", gerando uma casa que não é apenas visual e espacialmente emocionante, mas também cômoda e íntima.
O amplo uso da água no projeto inclui uma piscina de 25 metros com um painel de vidro entre a água e a sala de cinema subterrânea, refletindo o edifício de dia e de noite, e evocando uma sensação de tranquilidade.
O estilo arquitetônico da casa foi muito influenciado pela arquitetura "Googie", do arquiteto americano John Lautner. A origem do nome "Googie" data de 1949, quando tal arquiteto desenhou a loja de café "Googies" em West Hollywood, com diferentes características arquitetônicas.
A arquitetura "Googie" é uma forma de arquitetura moderna e uma subdivisão da arquitetura futurista, que representa a fascinação da sociedade dos anos 50 e a ênfase de marketing no desenho futurista, a cultura do automóvel, os aviões, a era espacial e a era atômica.
"Googie" também se caracteriza pelas formas simbólicas de desenho em movimento, incluindo formas geométricas curvas e o uso audaz do vidro, aço e neon. Todo isto é incorporado no projeto desta casa.